Portal da cidade São Carlos

VELOCIDADE REDUZIDA

Velocidade máxima na Rodovia Washington Luís será reduzida para 90 km/h

Mudança para veículos de passeio começa a valer em 1º de julho entre os km 267 e 282; limite na SP-255 também sofreu redução

Publicado em 22/06/2026 às 22:35

Mudança para veículos de passeio começa a valer em 1º de julho entre os km 267 e 282; limite na SP-255 também sofreu redução (Foto: Ecovias)

Os motoristas de passeio que trafegam pela Rodovia Washington Luís (SP-310) no perímetro de Araraquara devem ficar atentos. A velocidade máxima permitida para veículos leves será reduzida de 110 km/h para 90 km/h a partir do dia 1º de julho de 2026.

A medida valerá para o trecho urbano da rodovia, compreendido entre os quilômetros 267 e 282, cobrindo ambos os sentidos da pista. Para os veículos pesados — como caminhões, ônibus e carretas —, não haverá alteração: o limite máximo permitido permanece fixado em 90 km/h.

De acordo com dados divulgados pela concessionária EcoNoroeste (Ecovias Noroeste Paulista), cerca de 30 mil veículos circulam diariamente por esse trecho urbano. A empresa informou que as equipes já iniciaram os trabalhos de adequação e troca das placas de sinalização vertical para orientar os condutores antes do início da vigência do novo limite.

Mudança também na SP-255


A Washington Luís não é a única rodovia da região a registrar alterações no limite de velocidade. Na Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), também no perímetro urbano de Araraquara, a velocidade máxima para veículos leves já sofreu redução.

No trecho entre os quilômetros 77 e 83, o limite passou de 100 km/h para 90km/h. As mudanças visam disciplinar o fluxo de tráfego nos perímetros que cortam os municípios, reduzindo o risco de colisões e garantindo maior segurança jurídica e viária para os milhares de motoristas, trabalhadores e usuários que cruzam a região diariamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação