Portal da cidade São Carlos

FILARMÔNICA USP

USP Filarmônica realiza concerto gratuito com clássicos e MPB no Teatro Municipal

Apresentação especial acontece nesta quinta-feira (25); ingressos digitais devem ser reservados na quarta-feira via internet

Publicado em 21/06/2026 às 23:00

Sob a regência do maestro Lucas Eduardo da Silva Galon, o espetáculo marca o 253º concerto da aclamada "Série Concertos USP" (Foto: Divulgação)

O Teatro Municipal de São Carlos recebe nesta quinta-feira, 25 de junho, às 20h, uma apresentação gratuita especial da USP Filarmônica. Sob a regência do maestro Lucas Eduardo da Silva Galon, o espetáculo marca o 253º concerto da aclamada "Série Concertos USP" e contará com a participação do Laboratório de Ópera Studio (LabOS) e de solistas convidados.

O programa da noite será executado sem intervalo e promete agradar tanto aos amantes da música erudita quanto aos fãs da MPB e do cinema. Entre os destaques estão o Concerto para viola em ré maior, de Carl Stamitz — que terá como solista o violista Davi Carvalho Bertuzzo, vencedor do prêmio “Caio Pagano” 2025 —, e a Sinfonia em sol menor, de Johann Christian Bach, em uma edição crítica assinada pelo próprio maestro Lucas Galon.

O público também poderá prestigiar releituras de obras consagradas de Sivuca, Chico Buarque, Vicente de Paula Medeiros, César Franck, Gabriel Fauré e do icônico compositor de trilhas sonoras Ennio Morricone. O espetáculo trará como solistas Marcus Mèdeiros (piano), Tamara Pereira (soprano), Vanderlei Henrique (saxofone soprano) e Davi Carvalho Bertuzzo (viola), contando com arranjos de Mateus Araújo e uma versão especial de O oboé de Gabriel com texto coral de Paulo Rowlands.

Distribuição de Ingressos

Os ingressos para o concerto são totalmente gratuitos, mas a organização alerta para as regras rígidas de retirada para evitar filas e garantir a segurança do público:

Público Geral e Comunidade USP: A retirada será feita exclusivamente de forma digital através da plataforma Sympla, por meio do link oficial: Ingressos USP Filarmônica. O lote online será aberto na quarta-feira, 24 de junho, a partir das 12h, e ficará disponível até o horário do evento ou até que as vagas se esgotem.

Cota para Idosos: Foram reservados 25 ingressos específicos para o público idoso. Estes bilhetes deverão ser retirados diretamente na bilheteria do Teatro Municipal, no dia do concerto (25/06), estritamente entre 19h e 20h.

Atenção: Todos os ingressos perdem a validade impreterivelmente às 20h, horário de início do espetáculo. Após esse momento, os lugares que ficarem vazios devido a ausências serão liberados para as pessoas que estiverem aguardando na porta do teatro, por ordem de chegada.

Organização

A série de concertos de 2026 é realizada pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão do Campus, a Prefeitura do Campus USP, a Prefeitura Municipal de São Carlos e com apoio de produção da Associação Filadelfia.

Fonte: Assessoria de Comunicação