Portal da cidade São Carlos

TURISMO EM FOTOS

Fundação Pró-Memória premia vencedores do Concurso de Fotografias sobre o Turismo

Premiação da edição 2025 destacou registros da Estação Ferroviária, Biblioteca da UFSCar e a antiga Fábrica de Tecidos (atual ONOVOLAB

Publicado em 17/06/2026 às 00:04

As fotografias inscritas trouxeram diferentes e ricos olhares sobre a identidade são-carlense, evidenciando atrativos que compõem o cenário local (Foto: Divulgação)

A Fundação Pró-Memória de São Carlos realizou, na noite da última segunda-feira (15), a cerimônia oficial de premiação do seu tradicional Concurso de Fotografias. Com o tema “Turismo em São Carlos: meio ambiente, tecnologia, história, religião e cultura”, a iniciativa reuniu participantes de diferentes faixas etárias e níveis de experiência, mobilizando a população a registrar e valorizar as riquezas e os patrimônios do município.

As fotografias inscritas trouxeram diferentes e ricos olhares sobre a identidade são-carlense, evidenciando atrativos que compõem o cenário local. A solenidade, realizada no início da semana, contou com a presença de autoridades municipais, familiares dos participantes, além das comissões organizadora e julgadora, que receberam certificados de reconhecimento pelo trabalho de coordenação e avaliação.

Os grandes vencedores

O júri técnico avaliou dezenas de trabalhos e elegeu os três grandes destaques da edição, que retratam pontos icônicos da cidade:

1º Lugar: Maycon César Pedro, com o registro da histórica Estação Ferroviária de São Carlos;

2º Lugar: Diogo Mantovanelli Rabetti, com uma bela imagem da Biblioteca Comunitária da UFSCar;

3º Lugar: Thiago Ferronatto, que retratou a antiga Fábrica de Tecidos da cidade (prédio histórico que hoje abriga a sede do ecossistema de inovação ONOVOLAB).

Preservação da memória

Mais do que premiar o talento dos fotógrafos locais, o concurso cumpre um papel fundamental para o município: a formação de um acervo iconográfico contemporâneo produzido pelos próprios cidadãos. Essas imagens passam a integrar os arquivos públicos, fortalecendo as ações de preservação da memória local e ampliando o diálogo cultural entre a Fundação Pró-Memória e a comunidade são-carlense.

Fonte: Assessoria de Comunicação